sexta-feira, 3 de julho de 2009

Mais um dia de debate sobre novas tecnologias


As redes e a Internet foram o fio condutor da discussão da conferência da manhã de hoje, 3 de julho, da SIANA. Os debatedores foram Patrice Flichy e Rodrigo Minelli.

O professor de Sociologia da Universidade Paris Est, Patrice Flichy, discorreu sobre a capacidade da internet de criar uma inteligência coletiva. “Primeiro, aqueles que estão no meio 2.0 não são impostos a classificações: o conteúdo é classificado de uma forma comum entre os indivíduos atuantes. Mas, principalmente, há uma construção coletiva do saber. A Wikipedia é um exemplo dessa deliberação, já que os autores são levados a dialogar com outras pessoas e tem o conteúdo constantemente avaliado e remodelado”, analisou Patrice Flichy.



Depois o professor adjunto do curso de Comunicação Social da UFMG Rodrigo Minelli assumiu a conferência desta sexta-feira. “O espaço público é transformado pela tecnologia e ganha novos sentidos?”, questionou. O mote da pergunta se liga ao fato, descrito pelo professor, de que o privado se torna facilmente público através da Internet. Ele relata o surgimento de uma cultura de expor acontecimentos à medida que se desenrolam ou mesmo antes de acontecerem, potencial amplamente explorado pelo site Twitter (acompanhe o do SIANA em: www.twitter.com/sianabrasil).

Confira tudo o que aconteceu na conferência aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário