Comitê SIANA França
No primeiro dia de conferências da SIANA Brasil, o mundo digital, como não poderia deixar de ser, foi o fio condutor das discussões, que também aconteceram de forma tecnológica.

Na mesa, o comitê SIANA França:
Bruno Salgues, Presidente SIANA França e Professor do Instituto TELECOM & Management SudParis;
Monica Guillouet-Gélys, Vice Presidente SIANA França e Diretora do Théâtre de l'Agora;
Hervé Pérard, coordenador geral SIANA França e Vice Prefeito da cidade de Evry, na França;
Jean-Luc Moriceau, diretor do comitê científico da SIANA França e professor do instituto TELECOM & Management SudParis.
Virtualmente, em uma janela de Skype projetado em um telão, o diretor do programa McLuhan in Culture & Technology no Canadá Derrick de Kerckhove, que não pode estar presencialmente no Brasil durante o evento.

As discussões partiram da ideia do encontro que as artes, especificamente as digitais, proporcionam.
Jean-Luc abriu a conferência refletindo sobre o mundo pós-moderno, onde a ciência encontra a arte e transforma a sociedade tecnologicamente. "Antigamente tínhamos duas mãos, agora temos 10 dedos: é o mundo do dedo, que aperta, que performa, que toca."
Depois de Jean-Luc quem assumiu a palavra foi o Presidente do evento, Bruno Salgues, que ressaltou o espírito da SIANA: um espaço de encontro, discussões e trocas de trabalhos em ambientes digitais. "O diálogo nesse momento é fundamental, pois é ele que explica como a arte é construída."

O Vice Prefeito de Evry, que trabalha com a secretaria de cultura da cidade, coloca que, não só as artes digitais, mas sim "a cultura como um todo produz, cada vez mais, a capacidade de encontrar as pessoas. É o lugar onde as pessoas se encontram."
Monica Guillouet-Gélys encerrou a mesa reunindo essas ideias: "O encontro, a interação de artistas é o que nós propusemos a SIANA e é o que nós fizemos aqui."
Antes da video conferência com o professor Derrick, sobre o "Imaginário das Tecnologias Digitais", tomaram a palavra os representantes da SIANA CHINA, que acontecerá de 17 a 21 de outubro em Nanchang e terá suas vertentes focadas em animações e quadrinhos além dos trabalhos científicos.
Representantes do Comitê SIANA China
Derrick, mesmo de longe, apresentou suas ideias ilustrativamente, refletindo sobre as relações que a tecnologia tem com a linguagem, formando assim o imaginário. "Noss

o imaginário foi totalmente interiorizado durante muito tempo, na época dos telégrafos, dos mensageiros. Agora ele está compartilhado, encarnado com a relação que temos com a tela, como a da televisão, computador e até dos celulares." Para Derrick, nas tecnologias e realidades virtuais os objetos podem ser tocadas com os olhos, e não só com as mãos.
Público na I Conferência SIANA BrasilTodas as conferências oferecem equipamentos de tradução simultânea e vão até domingo, dia 5 de Julho.
Saiba mais sobre os outros conferencistas e programação no
www.sianabrasil.com.brPara conhecer mais sobre os trabalhos de
Derrick de Kerckhove confira sua página
aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário